sexta-feira, 9 de abril de 2010

Solidão, minha fiel amiga.

Hoje vi uma frase interessante. Ela falava que certa pessoa não escrevia por sabedoria, mas, sim, por solidão.
Na minha interpretação, isso soou um tanto melancólico. Na verdade, como diria Machado de Assis, "a melancolia é o mal do século". Obviamente o século ao qual ele se referia já passou, mas a afirmação também se encaixa para o presente momento.
Todo o tempo a solidão é encarada como algo "mal", que anda de mãos dadas com a melancolia. Eu discordo. Acho que a solidão faz parte do homem, anda de mãos dadas com a SABEDORIA e, mais! Escrevemos porque a solidão nos traz conhecimento.
Quem nunca precisou de um momento introspectivo para tomar uma decisão? Nessa hora, aposto o que for, a solidão nunca foi tão boa.
O problema de muitas pessoas é que elas estão cegas. Passar uma tarde sozinha, em casa, pode ser tão bom quanto passar uma noite com os amigos. E tenho dito.
Afinal, se não ficássemos sozinhos, nunca conseguiríamos refletir sobre nós mesmos e teríamos muito mais dificuldades de fazer escolhas e evoluir. Consequentemente, seríamos menos felizes, justamente porque seríamos felizes o tempo todo, e isso se tornaria banal.
É preciso ser sozinho para apreciar alguma companhia. Mas não é preciso ter companhia para apreciar a solidão.
É preciso ter sabedoria para tal.
E somente isso.

2 comentários: